PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Derrubando estereótipos: meninas são tão boas em matemática quanto os meninos

Por root
Atualização:

Faz tempo que o carrinho deixou de ser brinquedo só de menino. Agora, um novo estudo promete modificar outra ideia espalhada por aí: meninas podem ser tão boas em matemática quanto os rapazes. O que falta para elas é segurança.

PUBLICIDADE

Segundo Nicole Else, professor de Psicologia da Universidade de Villanova, EUA, os estereótipos sobre a inferioridade feminina em matemática não condizem com dados científicos reais. Meninas podem alcançar os mesmos níveis de desempenho que os meninos se forem dadas ferramentas adequadas de ensino e bons exemplos femininos para seguirem.

Análises mostram que as mulheres parecem ser mais inseguras em suas habilidades matemáticas, resultando em desinteresse por carreiras científicas, tecnológicas, e de engenharia. Para o estudo, os pesquisadores examinaram dados de dois programas internacionais de estudo de 2003 (um focado em conhecimentos de matemática básica e outro em habilidades da matemática no cotidiano), envolvendo representantes de 69 países, entre 14 e 16 anos. O que se observou é que diferenças sutis existiam entre sexos em cada faixa-etária, mas que estas diferenças variavam muito em cada país.

Também foram avaliados o grau de confiança em habilidades matemáticas e a importância que os alunos davam para a disciplina como meio de ser bem sucedido na futura carreira. Apesar de muitas similaridades, meninos se mostraram bem mais confiantes e motivados.

Os pesquisadores avaliaram também as condições econômicas, políticas e sociais das crianças de cada país. Em certos países, meninas apresentaram mais familiaridade e confiança para fazer cálculos, mostrando que o que pode faltar é mesmo um ambiente favorável ao desenvolvimento desta habilidade.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.