PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Dieta rica em gorduras na puberdade aumenta risco de câncer de mama

Mesmo em meninas magras, alimentação pode determinar se futuramente ela terá um risco maior de desenvolver a doença.

Por root
Atualização:

"O período da puberdade é crucial, pois é quando a estrutura básica é criada para o desenvolvimento de glândulas mamárias", explica Sandra Haslam, professora da fisiologia e diretora do centro de pesquisa em câncer de mama da universidade. "O que estamos vendo a partir de pesquisas preliminares em animais é que uma dieta rica em gordura durante a puberdade pode levar à produção de produtos inflamatórios na glândula mamária de adultos, que podem promover o crescimento do câncer".

PUBLICIDADE

O trabalho foi baseado em uma pesquisa anterior da equipe, que descobriu que o hormônio progesterona ativa genes que provocam a inflamação na glândula mamária. Esta inflamação pode ser um fator de risco para a doença. Agora, os pesquisadores demonstraram que este mesmo efeito pode ser alcançado por uma dieta rica em gorduras.

Uma vez que estas alterações inflamatórias ocorrem durante o primeiro momento crucial (a puberdade é um período de intenso desenvolvimento e divisão celular), elas podem ter efeitos duradouros.

Agora, os cientistas planejam testar as conclusões pela análise de dois modelos de ratos com câncer de mama e efeitos de dietas ricas em gordura durante a puberdade. Os pesquisadores desejam experimentar algumas intervenções anti-inflamatórias projetadas para neutralizar os efeitos negativos deste tipo de alimentação.

Veja também:

Publicidade

- Álcool e dieta têm relação com perfis epigenéticos e tamanho do tumor - Capacidade de concentração melhora durante a adolescência - Altos níveis de estradiol podem indicar predisposição a transtornos alimentares - Consumo de álcool na adolescência aumenta risco de câncer de mama

Leia mais sobre: câncer.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.