PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Elefantes têm sinal específico para alertar sobre presença de abelhas

Pesquisadores reproduzem o som de abelhas em tom nada amistoso para observar a reação dos elefantes em estudo realizado no Quênia.

Por root
Atualização:

Sim, os animais se comunicam. E os elefantes têm um alerta específico para avisar os demais sobre a presença - ou ameaça - de abelhas. Uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford, Save the Elephants e Disney's Anymal Kingdom descobriu o sinal durante um estudo no Quênia.

PUBLICIDADE

Os pesquisadores reproduziram o som de abelhas em tom nada amistoso, e observaram a reação dos elefantes. Os animais não apenas se distanciaram do barulho, como "indicaram" o perigo aos demais, balançando a cabeça.

"Os alertas dão indícios tentadores que os elefantes podem produzir diferentes sons da mesma maneira que os humanos produzem diferentes vogais, pela alteração de posição da língua e lábios", explica Joseph Soltis, da Disney's Animal Kingdom. "É até possível que, como na linguagem humana, os elefantes possam dar diferentes significados a sonoridades superficialmente parecidas".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.