PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Engenharia genética cria bactéria fotossintética que produz açúcar

Bactéria que produz açúcar poderia ser responsável por redução de boa parte da emissão de CO2 na atmosfera.

Por root
Atualização:

Pesquisadores do Instituto Wiss, da Universidade de Harvard, nos EUA, conseguiram criar uma bactéria fotossintética que produz açúcar e ácido láctico. A novidade pode levar ao desenvolvimento de novos métodos "verdes" para a produção de produtos químicos.

PUBLICIDADE

O método usa a própria fotossíntese - processo pelo qual alguns seres vivos se desenvolvem usando apenas CO2 e luz solar - para produzir compostos que são necessários ao homem. "O que estamos fazendo é usar a engenharia genética para fazer organismos agirem da forma que queremos, o que neste caso significa a produção de aditivos para alimentos", explica Jeffrey Way, cientista do instituto.

A equipe conseguiu fazer com que uma bactéria fotossintética - geralmente autosuficiente demais para secretar açúcar, com um sistema de transporte de moléculas pouco elaborado - fosse transformada para liberar o que produz. Pela natureza, seus processos teriam apenas que mantê-la viva. Modificada, ela pode ser usada com o intuito de fornecer energia, capturando CO2 em excesso.

O açúcar é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar. Entretanto, ela cresce apenas em climas tropicais e subtropicais, exigindo que milhares de toneladas sejam enviadas para diferentes partes do planeta. O método pode as reduzir as emissões de dióxido de carbono associadas ao transporte do açúcar. Além disso, o método pode conduzir a uma maior disponibilidade de plástico biodegradável, já que reduz o custo do ácido láctico, um dos principais alicerces em sua produção.

Veja também:

Publicidade

- Bactérias podem indicar presença de câncer no aparelho digestivo - Baterias biônicas fabricadas em nanoestruturas imitam a natureza - Ortofosfato de prata é usado para limpar água e produzir energia limpa - Interruptor de crescimento em plantas poderia parar metástase em humanos - Novo catalisador substitui o cobalto no processo de eletrólise da água - "Panela de pressão" acelera produção de óleo a partir de microalgas

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.