PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Pesquisadores desenvolvem o menor chip com filtro passa-baixa do mundo

A novidade representa uma nova geração de celulares e aplicações em dispositivos sem fio, com recepção de mensagem mais clara.

Por root
Atualização:

Um filtro passa-baixa é um circuito que permite que os sinais de baixa frequência passem ao mesmo tempo, reduzindo os sinais indesejáveis das passagens de alta frequência. Comparados aos atuais filtros sem chip, que são componentes discretos e volumosos, os filtros no chip ocupam uma pequena área de circuitos integrados, que podem ser encontrados em dispositivos portáteis como telefones celulares, laptops e radares.

PUBLICIDADE

"Este novo filtro passa-baixa pode levar a uma melhoria significativa na qualidade do sinal, pois elimina quase todas as interferências indesejadas e de ruído no meio ambiente", afirma Yeo Kit Seng, responsável pelo setor de circuitos e sistemas em engenharia eletrônica da universidade.

"Isso resulta em uma recepção mais clara, e uma clareza maior para os usuários de telefone celular e aplicações sem fio, como Bluetooth, e outros dispositivos móveis. Por exemplo, se você está falando com o seu amigo em um telefone móvel em um centro de alimentação ruidoso ou em um trem, você ainda seria capaz de ouvi-lo claramente".

O filtro também consome menos energia e pode ser facilmente incorporado em chips de circuitos integrados existentes sem elevar demais o custo do produto. Significa que, além de uma qualidade de sinal melhor, os consumidores podem economizar energia sem qualquer custo adicional na compra de um celular, por exemplo.

Veja também: - Lagartixa inspira desenvolvimento de carimbo para circuitos eletrônicos - Superposição de camadas de nanopartículas melhora transistores - Nuvem de átomos resfriados torna campos de microondas visíveis - Equipe faz "crescer" nanofios semicondutores de alta qualidade

Publicidade

Leia mais sobre: computação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.