PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Equipe inicia pesquisa para testar se consumo de brócolis pode proteger contra artrite

Pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, deram início a uma pesquisa que busca investigar os benefícios do brócolis no combate a osteoartrite. Um trabalho laboratorial inicial descobriu que um composto presente no alimento, chamado sulforafano, bloqueia as enzimas que causam a destruição articular na forma mais comum de artrite.

Por root
Atualização:

Não é de agora que o brócolis demonstra potencial para proteger o corpo de doenças. O seu consumo está também associado a um risco reduzido de uma pessoa desenvolver câncer. Entretanto, até agora nenhum cientista havia feito relação com a saúde das articulações.

PUBLICIDADE

O sulforafano é um composto bioativo encontrado em vegetais crucíferos, especialmente brócolis. Seu consumo leva a um elevado nível no sangue, mas os pesquisadores ainda não sabem dizer se o composto fica nas articulações em quantidade suficiente para ser eficaz contra doenças.

A osteoartrite é uma doença articular degenerativa que destrói progressivamente a cartilagem das articulações - principalmente nas mãos, pés, coluna, quadris e joelhos de pessoas idosas. Não há atualmente nenhum tratamento efetivo.

Veja também:

- Gel recupera cartilagem com ajuda de células-tronco do organismo - Proteína pode definir destino de células e levar a doenças autoimunes - Proteína "da" artrite reumatoide pode proteger contra o Alzheimer - Sulfeto de hidrogênio pode proteger articulações contra inflamações

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.