Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Equipe descobre possível gene de risco para a esquizofrenia

Trabalho é um dos maiores estudos genéticos da esquizofrenia, incluindo mais de 33 mil participantes e mais de 20 amostras independentes.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Nos últimos anos, os cientistas têm usado estudos de associação do genoma para identificar genes que seriam possíveis candidatos por doenças como o diabetes tipo 2, o câncer de pulmão, mal de Parkinson, artrite reumatoide, lupus eritematoso sistêmico, entre outras.

PUBLICIDADE

Entretanto, as pesquisas sobre a esquizofrenia não foram tão bem sucedidas. De acordo com Chen, uma das explicações poderia ser a existência de muitos genes envolvidos e o efeito de cada um relativamente fraco para ser detectado facilmente. Resultados de amostras individuais tenderiam, assim, a variar muito. Resultados consistentes poderiam ser alcançados apenas levando em consideração muitas amostras independentes.

No trabalho em questão, a equipe verificou mais de 20 amostras independentes de candidatos selecionados. O trabalho é um dos maiores estudos genéticos da esquizofrenia, incluindo mais de 33 mil participantes. O gene de risco para a doença, CMYA5, ainda tem função desconhecida pelos pesquisadores.

"Apesar de as implicações para o cuidado dos pacientes não serem claras neste momento, é justo dizer que o nosso trabalho apresenta um novo alvo para futuras pesquisas, e um método prático para identificar outros genes de risco", ressalta Chen.

Veja também:

Publicidade

- 5 minutos de ressonância podem indicar desordens psicológicas - Histórico familiar nem sempre é bom indicador para autismo e esquizofrenia - Sinais de esquizofrenia são identificados em recém-nascidos - Pesquisadores identificam gene associado a subtipo de esquizofrenia - Criatividade e esquizofrenia apresentam mecanismos similares - Comunicação de hipocampo e córtex pré-frontal é afetada na esquizofrenia - Por que os sintomas da esquizofrenia surgem após a adolescência? - Tratamento de grupo de risco pode prevenir avanço da esquizofrenia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.