PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Estimulação da medula espinhal pode aliviar sintomas do Parkinson

Diferenças na frequência emitida podem levar ao agravamento ou melhora dos sintomas, com melhor locomoção e sustentação.

Por root
Atualização:

Um novo trabalho realizado pelo Rhode Island Hospital mostra que a estimulação da medula espinhal pode ser capaz de aliviar alguns sintomas do mal de Parkinson. Os resultados da pesquisa serão apresentados numa reunião bienal da American Society for Stereotactical and Functional Neurosurgery, que começa hoje em Nova Iorque, EUA.

PUBLICIDADE

Estudos anteriores já mostraram que o método pode melhorar a função motora em modelos animais com mal de Parkinson. No trabalho em questão, os pesquisadores testaram a estimulação da medula em um único homem de 82 anos com a doença, com o objetivo de testar os efeitos em múltiplas frequências, enquanto o paciente estava sem medicação.

A equipe, liderada por Ming Cheng, mostra que sintomas podem ser agravados com baixa frequência, mas revertidos com frequências altas - melhorando a locomoção e sustentação do corpo. Ao ser replicado em um segundo paciente, o experimento mostrou resultados semelhantes.

Embora o trabalho tenha sido muito limitado, já que foi realizado por completo em apenas um indivíduo, os pesquisadores acreditam que possam levar a novas pesquisas que mostras os benefícios da abordagem para pacientes com mal de Parkinson.

Veja também:

Publicidade

- Cientistas desvendam mecanismo relacionado aos tremores nas mãos - Pesquisadores identificam novo mecanismo cerebral que pode estar associado ao Parkinson - Cafeína retarda danos do Alzheimer e restaura funções cognitivas - Cientistas descobrem novo alvo para combater esquizofrenia e Parkinson

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.