Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Renda maior traz satisfação maior, mas NÃO garante felicidade

Felicidade das pessoas está mais associada ao fato de serem respeitadas, terem trabalhos gratificantes, apoio social e autonomia.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Uma pesquisa com mais de 136 mil pessoas em 132 países mostra que a satisfação pode aumentar conforme aumenta a renda, mas, definitivamente, o dinheiro não garante a felicidade. Os resultados da análise dos dados recolhidos na pesquisa Gallup World Poll aparecem este mês no jornal Personatily and Social Psychology.

PUBLICIDADE

Pode parecer estranho que pessoas vejam uma associação entre renda e nível de contentamento, mas, na realidade, a correlação entre dinheiro e sentimentos positivos seja pequena - e esteja muito mais relacionada a fatores como sensação de ser respeitado, ter autonomia, apoio social e um trabalho gratificante.

"Este estudo mostra que tudo depende de como você define a felicidade, porque se você olhar para a vida com satisfação, você avalia sua vida como um todo, vendo uma correlação muito forte entre renda e felicidade para todos", diz Ed Diener, professor de psicologia da Universidade de Illinois e cienistas sênior da organização Gallup, que conduziu o estudo global sobre felicidade.

Para chegar a estas conclusões, a equipe do Gallup World Poll realizou pesquisas sobre diversos assuntos em uma amostra representativa de pessoas em 2005 e 2006. Os participantes foram submetidos a entrevistas ao telefone nas áreas mais ricas ou foram entrevistados em casa nas regiões rurais ou em desenvolvimento. De acordo com o time, estas pessoas representam 96% da população mundial, já que refletem a diversidade das realidades culturais, econômicas e políticas ao redor do globo.

Veja também:

Publicidade

- Relações melhoram com a idade por causa do "perdão" dos outros - Estudos mostram que solidão pode levar a problemas graves de saúde - Escolha de parceiro é fortemente influenciada pela opinão de estranhos - Para a fraqueza, uma dose diária de natureza cai bem - Estudo com centenários mostra que perspectiva feliz prolonga a vida - Leve a sério: a sua felicidade realmente depende da dos outros

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.