root
30 de junho de 2010 | 14h35
A Administração Federal de Aviação dos EUA aprovou o Transition, carro voador de dois assentos desenvolvido nos últimos quatro anos pela empresa Terrafugia. A engenhoca, ou “nave rodante” como é chamada também, foi desenhada por uma equipe de engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pode ser conduzida tanto quanto um carro normal em estradas como acionar suas asas e voar.
O veículo funciona a gasolina sem chumbo e pode chegar a 185 km/h, conseguindo também voar até 740 quilômetros. De “asas dobradas”, a nave sobre rodas cabe em uma garagem de tamanho regular. Preparado para voar, o carro voador lança as asas e hélice traseira para fora, precisando de uma pista de pouco mais de 500 metros para fazer a decolagem.
A equipe que apresentou o projeto afirma que o carro, ou avião, é bastante seguro: possui gaiolas de segurança e zonas de esmagamento para condução em estrada e, além disso, se estiver voando em condições ruins, pode simplesmente pousar e continuar a viagem por terra. Do condutor é exigido curso de pelo menos 20 horas de voo e cerca de 190 mil dólares de “investimento”. O sonho de consumo de muita gente vai se tornar realidade no ano que vem. Até agora, a empresa já recebeu 70 encomendas.
Veja também:
– Aviões “verdes” sobrevoarão o espaço aéreo em 2035
– Robô que quebrou a perna deverá caminhar por terrenos acidentados
– Pesquisa mostra que um machão ao volante é perigo constante
– Sem tirar os olhos da estrada: carro pode ser guiado apenas pela visão
– Motorista perde 20% da habilidade de memorizar história ao dirigir
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.