PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Exercícios físicos aumentam capacidade de concentração

Maior pesquisa do gênero mostra que 15 minutos de atividades diárias podem melhorar performance em testes de cognição.

Por root
Atualização:

Exercícios podem beneficiar estudantes, aumentando a capacidade de concentração em sala de aula. É o que mostra novo estudo realizado com mais de mil crianças pela Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo com o trabalho, apenas 15 minutos de atividades físicas são capazes de melhores a performance de alunos em testes de cognição.

PUBLICIDADE

"Muitas pesquisas com idosos demonstraram que exercícios ajudam o cérebro a funcionar", diz Mark Mon-Williams, professor de psicologia cognitiva na universidade. "Esse é o primeiro estudo a mostrar que exercícios podem ter efeitos similares em crianças".

Os pesquisadores ainda não sabem como atividades físicas podem ajudar as crianças a terem uma concentração maior, e outras pesquisas precisam ser realizadas para determinar os mecanismos cerebrais envolvidos no processo. Entretanto, o trabalho já é capaz de mostrar que exercícios em escolas podem ajudar o rendimento acadêmico. "A pesquisa também coloca em questão o quanto o declínio frequente de atenção relatado em crianças nessa vida moderna resulta da falta de exercícios físicos", ressalta Justin Williams, do setor de psiquiatria infantil da Universidade de Aberdeen, parceira neste estudo.

Veja também:

- Dieta sem exercício desperta mecanismo de compensação - Está estressado? NÃO vá pescar: melhor atividade pode ser o futebol - Manter as rotinas diárias melhora a qualidade do sono em idosos - Mulheres de meia idade precisam de 60 minutos de exercícios diários - Exercícios físicos aumentam inteligência em homens de meia-idade

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.