Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Inflamação funciona de forma semelhante a uma máquina a vapor

Apenas quando o mecanismo que protege células atinge seu pico de atividade, “válvula” interfere - restaurando estado inicial.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

A descoberta pode lançar luz sobre doenças inflamatórias como a artrite reumatoide e doenças inflamatórias intestinais, apontando caminhos para o desenvolvimento de terapias mais eficazes.

PUBLICIDADE

Mas como exatamente isso ocorre?

A equipe descobriu que o componente crucial na "válvula" é a enzima conhecida como caspase-8. Quando a célula é invadida por um vírus, esta enzima reúne um grande complexo molecular que se forma com o objetivo de enviar um sinal inflamatório. Contudo, este mesmo sinal também garante que a resposta inflamatória termine, uma vez acionada.

O mecanismo pode ser comparado com o pico do ciclo de vapor quando a válvula se abre - liberando calor vapor do motor para reestabelecer sua posição inicial. No caso da célula, o sinal inflamatório pede que a caspase-8 destrua uma proteína, chamada RIP1 (um amplificador de sinal crucial no processo), depois que esta atingiu o seu ápice.

Assim, o ciclo inflamatório é concluído: o mecanismo de sinalização retorna ao seu estado neutro - pronto para entrar novamente em um ciclo inflamatório caso a célula seja mais uma vez atacada por algum "inimigo".

Publicidade

Veja também:

- Identificada proteína responsável por inflamação que leva ao diabetes- Alimentos "anti-inflamatórios" podem ter complexa ação benéfica- Nanopartículas podem reforçar tratamento de doenças intestinais- Sulfeto de hidrogênio pode proteger articulações contra inflamações- Encontradas pistas de como macrófagos podem causar inflamações

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.