root
23 de julho de 2010 | 14h29
Valles Marineris, o "Grand Canyon de Marte", tem comprimento suficiente para ligar Los Angeles a Nova Iorque, se fosse localizado na Terra. A caixa de contorno vermelha indica a localização da imagem, segundo a resolução máxima. Crédito: NASA / JPL / Universidade do Estado do Arizona.
Que tal saber um pouquinho mais de Marte com os seus próprios olhos? O melhor mapa já feito do Planeta Vermelho está disponível online para cientistas, astrônomos e leigos que desejam explorar crateras, vulcões e planícies do nosso pequeno vizinho espacial. Quem tornou isso possível foi uma equipe da Universidade Estadual do Arizona, NASA e Microsoft, nos EUA.
Baste entrar no site Mars Global Data Sets e manipular a imagem tal como os usuários geralmente exploram o Google Maps, programa fornecido pelo Google para ajudar na localização de ruas nas cidades. Para os mais experientes, há também a possibilidade de fazer o download do mapa em partes com resolução máxima.
Os mapas mostram o planeta como se ele tivesse sido cortado, dobrado e achatado sobre uma mesa. Cerca de 21 mil imagens foram tratadas para formar o mosaico gigante que pode ser explorado em detalhes pelo usuário. Poucas partes estão faltando, onde nuvens e pouca iluminação impediram a captação de imagens nítidas. Mesmo assim, é o mapa mais detalhado feito até hoje de Marte.
Veja também:
– Marte abrigou vários ambientes aquáticos em épocas mais recentes
– Oceano pode ter coberto um terço da superfície de Marte
– Modelo computacional ajuda NASA a escolher veículos marcianos
– Mistérios da calota de gelo do polo norte de Marte são desvendados
– Busca por água em outros planetas deve ser repensada?
– Material estranho encontrado em Marte intriga cientistas
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.