Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Mecanismo que provoca inflamação na asma é identificado por pesquisadores

Pessoas com asma e alergias têm quantidade elevada de IL-9, que desencadeia processo inflamatório, como o muco nos pulmões.

Pesquisadores da Escola de Medicina de Indiana, nos EUA, identificaram um mecanismo que provoca a inflamação na asma e outras doenças. A descoberta pode levar a novos tratamentos para o controle de reações alérgicas.

A equipe bloqueou a produção de uma proteína reguladora em laboratório que atua no processo inflamatório (como, por exemplo, a secreção do muco no pulmão): a substância IL-9.  Ela é encontrada em quantidades elevadas em pessoas alérgicas.

"Há o aumento da produção de IL-9 em pacientes com doenças alérgicas - asma, ecezma", explica Mark Kaplan, professor de pediatria, microbiologia e imunologia. Um tipo específico de células T (responsáveis pela "luta" do nosso corpo contra invasores: vírus, bactérias, tumores) é responsável pela produção da IL-9, mediante a atuação de um fator chamado PU.1 .

A partir da descoberta, pesquisadores acreditam que futuramente o controle da ativação do PU.1 possa levar ao bloqueio de reações inflamatórias em pessoas alérgicas.