PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Medicamento barato e não-tóxico pode ser arma contra glioblastoma

Equipe da Universidade de Alberta acaba de mostrar que o composto dicloroacetato (DCA) age contra o crescimento do tumor em seres humanos.

Por root
Atualização:

Um medicamento barato e relativamente não-tóxico pode ser a maior arma contra um raro e agressivo tipo de câncer de cérebro: o glioblastoma. Uma equipe da Universidade de Alberta, no Canadá, acaba de publicar um artigo que mostra que o composto dicloroacetato (DCA) age contra o crescimento do tumor em seres humanos.

PUBLICIDADE

O DCA contém ácido dicloroacetico, uma simples e pequena molécula usada geralmente no tratamento de crianças com uma rara doença metabólica. Em 2007, Evenagelos Michelakis - responsável pela pesquisa atual, ao lado de Kenn Petruk -, mostrou algumas evidências de que a droga poderia alterar o metabolismo de um câncer, "enganando" células cancerosas em relação à produção de energia e as levando ao "suicídio".

Entretanto, todas as evidências tinham sido coletadas em laboratório. Agora, o time de pesquisadores consegue relatar o sucesso em experiências com pacientes. Além de diminuir tumores, o medicamento parece ter estacionado a doença. A equipe também verificou que o uso é ainda mais eficaz quando combinado com a quimioterapia.

Veja também:

- "Guardiões" do cromossomo são suscetíveis a danos por radiação UV - Computador molecular criativo "pensa" e se "cura" como o cérebro

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.