Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Nova espécie de ancestral humano é identificada por antropólogos

Homo gautengensis é a nova espécie reconhecida por australianos. Partes do crânico foram encontradas décadas atrás na África do Sul.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

A nossa árvore genealógica cresceu um pouquinho mais com a identificação de outra espécie de ancestral humano, obtida a partir de análises de partes de um crânio encontrado décadas atrás na África do Sul por pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália.

PUBLICIDADE

Batizada de Homo gautengensis, é a primeira espécie reconhecida do gênero. Embora os fósseis indicassem que o indivíduo pertencia ao gênero Homo, não se enquadrava em nenhuma classificação anterior.

Darren Curnoe, antropólogo responsável pela descoberta, afirma que a novidade - ao lado do Australopitheus sediba, recentemente descoberto - contribui para o número de espécies humanas contabilizadas, fornecendo mais dados ainda sobre a complexa e incrível história evolutiva do homem.

Veja também: - Estudo revela que homens modernos cruzaram com neandertais - Pesquisadores identificam novo ancestral direto do Homo erectus - Tamanho do Homo floresiensis pode mesmo ser resultado de seleção natural - Moléculas altruístas podem ter ajudado na formação das primeiras formas de vida

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.