Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Por que a maioria das pessoas acha videogames tão divertidos

O brinquedo está em primeiro lugar no ranking de diversão e tem suscitado muita atenção por parte de estudiosos.

PUBLICIDADE

Por taniager
Atualização:

O videogame está em primeiro lugar no ranking de diversão para a maioria das pessoas e tem suscitado a atenção de muitos estudiosos a respeito de seus efeitos nocivos sobre o comportamento de crianças e adultos. Contudo, o motivo para tanto prazer raramente está em pauta. Agora, uma pesquisa realizada na Universidade de Essex, no Reino Unido, aponta os motivos.

PUBLICIDADE

Os resultados do estudo, relatados em artigo a ser publicado na revista Psychological Science em setembro, mostram que muitas pessoas gostam de jogar videogames porque o jogo oferecea oportunidade de "praticar" características que os usuários gostariam de ter.

Para Dr Andrew Przybylski, psicólogo social e responsável pela pesquisa, "a atração para jogar videogame e o que o faz tão divertido é que ele dá às pessoas a chance de pensar sobre um papel que idealizam para si e a chance de desempenhar este papel".

A pesquisa constatou que ao dar a oportunidade de adotar uma nova identidade durante o jogo e agir por meio desta nova identidade - seja como um sexo oposto, herói ou vilão - os elementos divertidos fazem com que os jogadores se sintam melhores a respeito de suas próprias personalidades e menos negativos.

Veja também: - ??Jogos violentos aumentam a violência de crianças com traços específicos- ??Jogos de videogame para cegos mantêm crianças saudáveis- Clubes de jovens fortalecem imagem que criança tem de si mesma - MIT desenvolve sistema para computação gestual a preço acessível- Falhas de julgamento explicam comportamento cooperativo

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.