PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Teste de sangue poderá revelar no futuro se paciente sofre de depressão

Equipe na Holanda conseguiu identificar sete genes que podem indicar se paciente sofre de transtorno depressivo maior.

Por root
Atualização:

A equipe analisou perfis de expressão gênica no sangue de indivíduos saudáveis e pacientes com diagnóstico de transtorno depressivo maior, identificando sete genes que os diferencia. É o primeiro passo para o desenvolvimento de um instrumento de diagnóstico molecular para a doença.

PUBLICIDADE

Embora a psiquiatria já tenha critérios específicos para o diagnóstico de distúrbios de saúde mental, um teste como este poderia ser realmente imparcial. Além disso, poderia ser uma alternativa para o diagnóstico de pacientes mais "fechados para a conversa".

Novas pesquisas devem ser realizadas para ver se os padrões de perfil da expressão gênica são reaplicáveis. De qualquer maneira, o trabalho mostra que testes de sangue poderiam reduzir o estigma associado a problemas de saúde mental. Os pesquisadores também acreditam que o estudo pode contribuir para a descoberta de marcadores capazes de predizer o resultado de um tratamento e o risco de recorrência.

Veja também:

- "Marca-passo do cérebro" pode ser criado em alguns anos - Quase metade das pessoas com transtorno bipolar é hipertensa - Meditação induz cérebro a não gastar tempo antecipando dor - Mulheres deprimidas e homens extrovertidos têm mais filhos - Mães pobres tendem a ter período de depressão mais longo após o parto - Estudo avalia causas e sintomas da chamada depressão "pós-adoção" - Teste de DNA poderá mostrar predisposição ao transtorno bipolar - Melancolia pode voltar a ser considerada transtorno mental grave

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.