Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Pesquisador identifica arma de 10 mil anos perto de Yellowstone

Como o aumento da temperatura, inúmeros artefatos que foram preservados durantes milênios pelo gelo estão sendo encontrados.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Um visitante leigo poderia até pisar no que aparentemente seria parte de um ramo de uma árvore. Mas, ainda bem que existe gente treinada: pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA, identificaram uma arma de caça de cerca de 10 mil anos no Parque Nacional de Yellowstone. O dardo teria sido congelado por milênios até que o arqueólogo Craig Lee o encontrou.

PUBLICIDADE

"Nós não percebemos até o início de 2000 que havia potencial para encontrarmos materiais arqueológicos em associação com o derretimento de neve e gelo permanente em muitas áreas do globo", ressalta Lee. "Não estamos falando de geleiras maciças, estamos falando sobre o menor, mais estável cineticamente bancos de gelo que você pode ver no Parque Nacional Rocky Mountain".

Como o aumento da temperatura global, inúmeros artefatos estão sendo encontrados e que foram preservados durantes milênios pelo gelo. O dardo de Lee foi achado em uma muda de bétula e conserva marcas pessoais do antigo caçador. Quando ele foi atirado, o dardo de quase um metro de comprimento tinha um projétil em uma das extremidades e ondulação na outra que seria anexada a um gancho de atlatl.

Veja também:

Nova espécie de ancestral humano é identificada por antropólogos - Extinção foi ponto de partida para diversidade dos vertebrados - Estudo revela que homens modernos cruzaram com neandertais - Hemoglobina de mamute é recriada mostrando "extremidades frias" - Tem verme que não muda nunca: Osedax existe há 30 milhões de anos - Insetos e crustáceos têm origem em ancestral comum - Texacephale langstoni: nova espécie de dinossauro é descoberta nos EUA - Novo dinossauro é descoberto por paleontólogos nos Estados Unidos - Pesquisadores conseguem descobrir cor de penas dos dinossauros - Respiração de aves e jacarés pode explicar dominação de arcossauros após grande extinção - Genoma de homem extinto é sequenciado em detalhes

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.