Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Bronzeamento artificial aumenta risco de melanoma em todas as idades

Estudo mostra que uma pessoa que se submete ao bronzeamento artificial tem até três vezes mais chance de desenvolver a doença.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Diversos especialistas alertam que o uso de aparelhos de bronzeamento artificial aumenta o risco de melanoma, a forma mais grave de câncer de pele. Agora, um estudo realizado pela Universidade de Minnesota, nos EUA, envolvendo mais de 2 mil pessoas, mostra que uma pessoa que se submete ao método tem até três vezes mais chance de desenvolver a doença em relação a indivíduos que nunca usaram o aparelho, não importando a idade em que começa a usar os aparelhos.

PUBLICIDADE

"Nós descobrimos que não importa o tipo de dispositivo de bronzeamento utilizado, não havia nenhum aparelho seguro. Descobrimos também - e este é um dado novo - que o risco de contrair melanoma está associado mais com o quanto a pessoa se bronzeia do que a idade em que uma pessoa começa a usar o dispositivo de bronzeamento", explica DeAnn Lazovich, principal pesquisador do estudo. "O risco aumenta com a frequência de uso, independente da idade, sexo ou aparelho".

Pesquisas anteriores já relacionavam o uso dos aparelhos ao risco maior de desenvolver melanoma. Mas, relacionavam a idade com o risco, indicando que as chances de ter melanoma eram maiores se os indivíduos eram expostos aos raios ultravioletas mais cedo.

O melanoma é um dos tipos de câncer que mais crescem no mundo, embora atinja apenas cerca de 4% de todos os cancros de pele. Em estágios avançados, a doença é difícil de ser tratada e os pacientes não respondem bem à quimioterapia ou radioterapia.

Câmaras de bronzeamento no Brasil Em novembro de 2009 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Pública) proibiu o uso dos equipamentos de bronzeamento artificial em clínicas de estéticas.  A resolução partiu de um alerta da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, vinculada a Organização Mundial da Saúde, que listou as prováveis consequências do uso destes aparelhos à pele. Na ocasião, especialistas defenderam que o risco de ter câncer de pele era 75% em pessoas com menos de 30 anos.

Publicidade

Veja também: - Vacina contra melanoma será testada em pacientes no Reino Unido - Melanoma NÃO é causado por exposição precoce a raios UVA, afirmam pesquisadores - Cientistas fazem mapeamento do genoma do câncer de pele e pulmão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.