Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Quem pensa sobre a morte tende a se preocupar mais com a sociedade

Pesquisa mostrou que a maneira como uma pessoa pensa sobre a própria morte afeta o modo como ela se comporta na vida.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

A equipe da Universidade de Essex, responsável pelo trabalho, recrutou 90 pessoas de uma cidade britânica. Algumas tiveram que responder perguntas gerais sobre a morte - como pensamentos, sentimentos e expectativas sobre o que poderia ocorrer caso morressem. Outros foram convidados a imaginar a própria morte em um incêndio, e depois tiveram que responder quatro perguntas sobre como eles pensavam que iriam lidar com a experiência e como achavam que a família iria reagir. Um grupo de controle foi condicionado a pensar sobre a dor de dentes.

PUBLICIDADE

Em seguida, os participantes receberam uma reportagem - supostamente da BBC - sobre doações de sangue. Algumas pessoas leram o texto dizendo que as doações eram recordes e a demanda baixa; outras interpretavam a situação de forma oposta, como se as doações não cumprissem a demanda. Então foi oferecido a elas um panfleto para se candidatarem à doação de sangue no dia seguinte. As pessoas precisariam apenas pegar o papel se tivesse a intenção de doar.

Pessoas que pensavam sobre a morte de forma abstrata eram motivadas pela reportagem. Outras que pensavam sobre a própria morte eram suscetíveis de pegar o panfleto independente do artigo lido - como se a vontade de doar não dependesse do número de pessoas que precisam de sangue.

"A morte é uma motivação muito forte", afirma Laura Blanckie, pesquisadora que liderou o trabalho ao lado do orientador Philip Cozzolino. "As pessoas parecem conscientes de que sua vida é limitada. Isso pode ser um dos melhores presentes que temos na vida, motivando-nos a abraçar a vida e os objetivos que são importantes para nós". De acordo com ela, pessoas que pensam a morte de forma abstrata tendem a temê-la, limitando a possibilidade do pior acontecer apenas para elas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.