Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Proteína de duas caras: c-JUN pode atuar a favor ou contra o câncer

A proteína c-JUN protege dois genes. Um responde pela progressão do risco de contrair câncer, outro pela supressão do tumor.

Erros no processo da bioquímica complexa de divisão celular levam ao câncer frequentemente. A proteína c-JUN, um fator de transcrição, está diretamente envolvida no processo de câncer. Uma equipe da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, Áustria, acaba de descobrir uma função adicional da c-JUN que também pode ajudar a combater o câncer: ativa um gene que inibe o crescimento de tumores. Os resultados foram publicados na revista Oncotarget recentemente.

O fator de transcrição c-JUN foi descrito, na década de 1980, como uma proteína de mamífero muito semelhante a uma proteína responsável por causar câncer em aves. Desde então, várias pesquisas intensificadas em muitos laboratórios ao redor do mundo levaram a uma compreensão fundamental do papel do fator c-JUN no desenvolvimento do câncer. O c-JUN é um fator de transcrição que modifica (fosforila) as proteínas chaves reguladoras nas células. Ao ativar ou desativar as células, este fator conduz à divisão celular desregulada que leva ao crescimento descontrolado de um câncer. Também já é sabido que a c-JUN não atua por conta própria, mas em conjunto com outras proteínas que regulam suas funções.

Karoline Kollmann, membro da equipe de Veronika Sexl no Instituto de Farmacologia e Toxicologia da referida universidade, havia publicado um trabalho em conjunto com parceiros das universidades de Medicina de Viena e Madrid na Espanha, onde descrevia outra função da proteína c-JUN. Este fator se ligaria ao agente do gene quinase, conhecido como CDK6, assim prevenindo o gene de ser inativado (por meio de metilação).  O resultado seria o aumento da atividade deste agente nas células cancerosas, atividade que estimularia a progressão mais rápida da doença.

Proteína com duas faces

O aspecto surpreendente da atual descoberta é que a função "nova" do c-JUN é independente da atividade normal da proteína. Kollmann acaba de adicionar um "toque a mais" aos estudos anteriores, com a descoberta de que o c-JUN protege não apenas o gene Cdk6 - assim, acelerando a formação de tumores - mas também o gene p16 INK4a. O p16 INK4a é um gene supressor de tumor conhecido e sua mutação ou inativação está associada a um risco aumentado de contrair uma variedade de formas de câncer. Protegendo o agente deste gene da inativação, c-JUN parece estar ajudando as células a combater o câncer.

Desordem bioquímica

Isso significa que uma vilã central no desenvolvimento do câncer não é realmente tão ruim como se pensava anteriormente? Kollmann responde cautelosamente: "Eu acho que significa que a função de todas essas proteínas é muito mais complexa do que conhecemos hoje. Todas trabalham em conjunto com muitas outras proteínas e o efeito global depende de um grande número de fatores. Devemos aprender a entender melhor estes mecanismos antes de sabermos o que precisamos e inibir as proteínas-alvo para tratar o câncer de forma mais eficaz".