PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Superposição de camadas de nanopartículas melhora transistores

Flexibilidade e custo relativamente baixo de tecnologias com nanopartículas de prata devem revolucionar os dispositivos de memória.

Por root
Atualização:

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong demonstraram que superposições de camadas simples de nanopartículas de prata podem fornecer um desempenho muito melhor na utilização em transistores orgânicos - comumente usados em aparelhos eletrônicos. A descoberta deve reduzir o custo de dispositivos de memória, como telas sensíveis ao toque e e-books.

PUBLICIDADE

Transistores orgânicos envolvem a utilização de compostos semicondutores orgânicos em equipamentos eletrônicos. São parte fundamental de sistemas como telas sensíveis ao toque, tornando as cores mais vivas, permitindo a leitura em ambientes menos iluminados. Com uso adequado da nanotecnologia, o desempenho destes transistores pode ser melhorado, bem como o tamanho reduzido (mais fino).

Os resultados do estudo, publicados na revista Applied Physics Letters, mostram que a espessura da camada de nanopartículas muda o desempenho do dispositivo de memória de forma mais previsível. Desta forma, é possível aperfeiçoar o desempenho do transistor para atender a requisitos específicos, de acordo com os fins desejados.

Transistores orgânicos feitos com uma camada de nanopartículas de 1-nanômetro têm memória estável de até três horas, sendo adequados aos buffers de memória. Transistores com uma camada de 5 nanômetros de espessura podem reter a carga por mais tempo.

Veja também:

Publicidade

- Computação quântica: circuito é criado a partir de átomos neutros - Transistor orgânico alimenta sonho de computador similar ao cérebro - Sistemas computacionais "úmidos" imitam atuação do cérebro - Baterias biônicas fabricadas em nanoestruturas imitam a natureza - Materiais superquirais: luz pode torcer fitas de nanopartículas

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.