PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Idade subjetiva afeta mais habilidade cognitiva do que idade cronológica

Não se sabe ainda se é a sensação de bem estar que afeta a capacidade cognitiva ou se as habilidades cognitias que contribuem para a felicidade.

Por root
Atualização:

Talvez você não seja apenas o que come; talvez você seja o que diz ser. E dizer que está velho pode realmente ter profundas implicações nos processos de envelhecimento. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Pordue, nos EUA, o fato de se sentir mais novo ou mais velho do que a idade cronológica influencia as habilidades cognitivas de uma pessoa a ponto de produzir mais resultados do que o próprio processo natural do corpo.

PUBLICIDADE

Para o estudo, os pesquisadores compararam a idade cronológica e a "idade subjetiva" (ou seja, a idade que se sente ter), para saber qual poderia afetar mais ax habilidades cognitivas durante a velhice. Cerca de 500 pessoas entre 55 e 74 anos foram analisadas entre 1995 e 2005. Há mais de dez anos, estes indivíduos responderam com que idade se sentiam. A maioria respondeu pelo menos dez anos a menos do que de fato tinham cronologicamente.

"Descobrimos que aquelas pessoas que se sentiam jovens para a idade eram mais propensos a ter maior confiança em suas habilidades cognitivas depois de uma década", afirma Markus Schafer, autor do estudo. "Sim, a idade cronológica foi importante, mas a idade subjetiva teve um efeito mais forte".

Os pesquisadores não sabem, no entanto, o que vem primeiro: se a sensação de bem estar afeta a capacidade cognitiva ou se as habilidades cognitivas contribuem para a felicidade. De qualquer maneira, os resultados da análise podem ter implicações negativas e positivas.

"Há uma ênfase muito forte da nossa sociedade em permanecer jovem e isso pode ter um efeito negativo nas pessoas", ressalta Schafer. "As pessoas querem se sentir novas e quando a idade chega - inevitavelmente - elas podem perder muita confiança nas suas capacidades cognitivas". Por outro lado, há um desejo crescente em se manter jovem, e atividades e tendências para manter esta sensação de juventude podem trazer benefícios. "Aprender novas tecnologias é uma forma de continuar a melhor as capacidades cognitivas", exemplifica o pesquisador.

Publicidade

Estudos anteriores mostraram que as mulheres estão mais propensas a estereótipos de envelhecimento. Assim, Schafer acreditava que os resultados da pesquisa em questão fossem mostrar o mesmo caminho. "Há uma diferença sutil entre homens e mulher, mas não é tão pronunciada quanto esperávamos", explica. "Isso foi surpreendente, devido à ênfase na beleza física e na juventude, muitas vezes exagerada entre elas".

Schafer também está estudando como eventos estressantes e problemas de saúde na família afetam o envelhecimento, bem como a associação entre felicidade e envelhecimento.

Veja também: - Botox pode mudar a forma como uma pessoa interpreta emoções - Identificada área do cérebro responsável pela avareza - Boas ações são estimuladas pela observação de pessoas que 'fazem o bem' - Exercícios físicos aumentam a inteligência de homens de meia-idade - Capacidades de cognição permanecem inalteradas em grávidas e mães - Sem crise: homens realmente sentem menos culpa do que as mulheres - Consciência plena pode ajudar em estratégia para tomada de boas decisões - Mal do mundo moderno? Estresse afetava antigas civilizações

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.