PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Simulador de terremoto mostra como olhos e ouvidos mantêm equilíbrio

Sistema visual e do ouvido médio devem trabalhar juntos para nos dar uma melhor sensação de equilíbrio durante qualquer movimento.

Por root
Atualização:

A área de recursos humanos da sua empresa sabe bem: para uma equipe ser bem sucedida, todos os membros devem cooperar. Da mesma maneira, o nosso sistema visual e do ouvido médio trabalham juntos para nos dar uma melhor sensação de equilíbrio. É o que mostram pesquisadores da Universidade Nacional Australiana, esperançosos de que o conhecimento possa levar ao desenvolvimento de novas terapias para doenças que afetam o movimento de milhões de pessoas no mundo.

PUBLICIDADE

"Quando nos movemos, dois sistemas sensoriais são ativados: o sistema visual e vestibular (orelha média)", explica Mark Edwards, um dos responsáveis pelo trabalho. Ele explica que as imagens captadas por nossos olhos, submetidas aos chamados padrões de fluxo óptico, indicam o tipo de movimento que estamos fazendo.

O sistema vestibular é composto por canais cheios de líquido no ouvido interno, que responde à inércia produzida pela mudança de velocidade ou direção durante um movimento. Problemas em um dos sistemas ou na interação dos mesmos poderiam levar a doenças de movimento, em que a pessoa é incapaz de processar corretamente a informação captada pelos olhos.

"O senso de equilíbrio vem de ambos os olhos e nosso sistema vestibular que trabalham em conjunto, mas nunca foi demonstrado previamente que os dois são funcionam conectados em seres humanos", ressalta Edwards. Para chegar aos resultados, a equipe usou um instrumento chamado "máquina do terremoto", que simula o efeito de um abalo sísmico. Os pesquisadores mediram a sensibilidade de voluntários para os padrões de fluxo óptico durante o movimento.

Os resultados mostram que a capacidade do sistema visual e da orelha interna trabalhando juntos tem maior relevância em situações em que ambos os sinais são relativamente fracos. Por exemplo: quando estes sinais são produzidos pela oscilação do corpo, mantendo o equilíbrio. Isso poderia determinar o enjoo em pessoas que estão viajando em um barco.

Publicidade

Veja também:

- Modelo mostra como cérebro se torna flexível durante crescimento - Inteligência artificial: novo modelo computacional reconhece objetos - Ciência decifrando a arte: pesquisa mostra a "mágica" de Rembrandt - Cientistas criam retina em estágio inicial a partir de células-tronco - Córnea artificial de plástico pode se tornar realidade em breve

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.