PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Estudo com centenários mostra que perspectiva feliz prolonga a vida

Esqueça um pouco a genética: uma vida confortável, peso saudável e perspectiva feliz são fatores importantes para chegar aos 100 anos.

Por root
Atualização:

Esqueça um pouco a genética. Uma vida confortável, um peso saudável e uma perspectiva feliz são fatores importantes para prolongar a vida. É o que afirmam pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália.

PUBLICIDADE

Um estudo com pessoas centenárias mostra que o estilo de vida exerce um importante papel na vida. Manter rotinas diárias para permanecer ativo física e mentalmente e estar aberto a mudanças no percurso são características típicas de quem vive há mais de um século.

O estudo envolveu 188 australianos que tinham mais de cem anos. "Cerca de 20 a 30% da tendência a viver mais de cem anos está nos genes", aponta Robyn Richmond, envolvido no trabalho. "Mas isso deixa 70 a 80% para os fatores ambientais".  Significa dizer que a sua personalidade pode controlar o relógio biológico de alguma maneira. Portanto, sorria.

Veja também:

- Leve a sério: a sua felicidade realmente depende da dos outros - Idade subjetiva afeta mais habilidade cognitiva do que idade cronológica - Consciência plena pode ajudar em estratégia para tomada de boas decisões - Boas ações são estimuladas pela observação de pessoas que 'fazem o bem'

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.