PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Deficiência de vitamina D pode ter causa genética em algumas pessoas

Parte genética pode ser tão importante quanto fatores ambientais (exposição ao sol e consumo de alimentos) associados ao problema.

Por root
Atualização:

A deficiência de vitamina D tem sido associada a um risco maior para diversas doenças. Muitas pessoas têm baixos níveis deste nutriente - a maioria dos casos é associada à ingestão insuficiente de fontes da vitamina ou exposição ao sol (já que a vitamina D é processada no corpo pela presença de luz solar) -, mas uma pesquisa canadense mostra que fatores genéticos podem ser tão importantes quanto os fatores ambientais na determinação dos níveis de vitamina D no organismo.

PUBLICIDADE

"Há muito tempo se sabe que os níveis de vitamina D são fortemente determinados por fatores genéticos", diz Brent Richards, co-autor do estudo e pesquisador do Lady Davis Institute for Medical Research, do Jewish General Hospital. "No entanto, os fatores genéticos não forem bem descritos nestes diversos estudos".

Os pesquisadores então associaram o genoma de 34 mil pessoas caucasianas com descendência europeia, identificando variantes genéticas em três locais do genoma que estão muito associados com a concentração da vitamina D no sangue.

"Os indivíduos de maior risco têm uma tendência duas vezes ou duas vezes e meia maior de ter deficiência de vitamina D", explica Richards. "A magnitude do efeito destes genes é igual ou maior do que tomar um suplemento de vitamina D".

Apesar dos resultados, a equipe ressalta que grandes doses da vitamina não devem ser tomadas pelas pessoas. Novas pesquisas ainda devem ser feitas para determinar riscos e benefícios na administração de suplementos, bem como se estas pessoas realmente precisam de doses mais elevadas de vitamina D. A interação dos genes com fatores ambientais também deve ser analisada.

Publicidade

"Em última análise, queremos entender se estas pessoas com esses genes podem estar protegidas contra as diversas formas de câncer, o diabetes, doenças cardiovasculares associadas à deficiência de vitamina D, tomando suplementos", completa.

Veja também:

- Ácido fólico pode retardar efeitos do envelhecimento e evitar doenças - Brócolis enriquecido pode ter maior atuação anticancerígena - Suplementos de vitamina D podem combater efeitos da doença de Crohn - Terapia com vitamina D pode atuar como uma quimioterapia natural - Questionário é incapaz de dizer se níveis de vitamina D são adequados - Banheiros e cozinhas são os piores lugares para armazenar vitaminas - Radiação ultravioleta reduz sintomas da esclerose múltipla em ratos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.