PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Telescópio espacial Planck revela resquícios do Big Bang no universo

Imagem mostra Via Láctea e radiação cósmica de fundo que passou a circular no universo após a grande explosão que deu origem às galáxias.

Por root
Atualização:

Enquanto a Via Láctea nos mostra como o universo “local” é agora, estas microondas cósmicas que tingem a imagem ao redor - resquícios da grande explosão - podem mostrar como o universo foi nos tempos de sua criação. Antes, não havia nem estrelas nem galáxias. A partir das imagens da missão Planck, pesquisadores podem chegar mais perto do que aconteceu nos primórdios de tudo a partir do padrão deste fundo manchado.

PUBLICIDADE

O padrão de microondas é a marca digital do cosmo a partir do qual os aglomerados e superaglomerados de galáxias foram formados. As diferentes cores representam diferenças mínimas de temperatura e densidade de matéria no universo. De alguma maneira, estas pequenas irregularidades evoluíram a regiões mais densas, que hoje são as galáxias.

O telescópio Planck faz uma verredura de todo o céu. Entretanto, o que está "escondido" em suas imagens pode ser desvendado digitalmente para que astrônomos consigam ver o fundo de microondas na sua totalidade. A grande expectativa é de que esta "fotografia" consiga revelar a assinatura cósmica primordial de um período chamado de inflação - uma era que teoricamente ocorreu logo após o Big Bang e que resultou na drástica expansão do universo em um período muito curto.

Veja também:

- Nascimento de estrela é observado no “berçário” de Perseus - Estudo revela por que enormes buracos negros se tornam ativos - Large Binocular Telescope oferece imagem até dez vezes mais nítida - Telescópio Herschel encontra buraco ao lado de berçário estelar- Planck revela imagens surpreendentes da nebulosa de Órion e Via Láctea - Imagem de incrível berçário estelar é captada na nebulosa de Rosette- Cientistas identificam nova espécie de supernova “monstruosa”

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.