Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Planck revela imagens supreendentes da nebulosa de Órion e Via Láctea

Telescópio em órbita, lançado em 2009, mostra objetos como nunca foram vistos antes, revelando gás e poeira entre as estrelas.

PUBLICIDADE

Por root
Atualização:

Novas imagens da Nebulosa de Órion, Via Láctea e aglomerado de estrelas Seven Sisters foram publicadas pelo Observatório Espacial Planck. O telescópio em órbita, lançado em 2009 pela Agência Espacial Europeia, mostra os objetos como eles nunca foram vistos antes, revelando gás e poeira entre as estrelas.

PUBLICIDADE

À luz visível, a maioria das estrelas recém-nascidas na Via Láctea são escondidas pelas nuvens de partículas, com poeiras minúsculas dispersas entre as estrelas. Mas, quando observadas em comprimento de onda, a imagem pode ser bem diferente.

No lugar de uma mortalha escura, a poeira se transforma em algo brilhante - revelando aspectos da nossa galáxia que até então eram desconhecidos. "O poder do Planck é a combinação de instrumentos de alta e baixa frequências, que permitem pela primeira vez separar os três primeiros planos", explica Richard Davis, do centro de astrofísica da Universidade de Manchester, cuja equipe de pesquisadores contribui com o equipamento usado para gerar as imagens.

Nebulosa de Órion

A nebulosa de Órion, conhecida entre os astrônomos como M42 ou NGC 1976, é uma nebulosa difusa que se encontra a 1500 anos-luz do Sistema Solar, na constelação de mesmo nome. É um dos objetos mais estudados por revelar processos a partir dos quais estrelas e sistemas planetários são formados: dentro da nebulosa, estrelas estão nascendo constantemente. Por ter muita poeira estelar e gases, sugere a existência de água pela formação de hidrogênio e oxigênio.

Publicidade

Veja também:

- Imagem de incrível berçário estelar é captada na nebulosa Rosette - Descoberto novo tipo de "fóssil" estelar deixado por supernova - Telescópio Hubble identifica menor objeto até hoje visto do Cinturão de Kuiper - Astrônomos captam nova imagem em 3D da Cassiopeia A - Cientistas identificam nova espécie de supernova "monstruosa" - Novo método "mede" tamanho e idade do universo com mais precisão - Telescópio revela sinais pré-históricos em nosso quintal intergaláctico

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.