PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Cadeiras de rodas poderão detectar terreno ruim e ajustar força

Sistema permitirá que cadeiras de rodas elétricas consigam identificar perigo, ajustando automaticamente configurações para manobras seguras.

Por root
Atualização:

Cadeirantes podem controlar a força dos braços ao passar por terrenos lamacentos ou cheios de pedras com suas cadeiras de rodas manuais. Entretanto, percursos acidentados tendem a ser um problema sério para quem utiliza cadeiras elétricas. Agora, pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, nos EUA, estão tentando desenvolver um sistema que permitirá a cadeiras de rodas elétricas detectar terrenos perigosos e ajustar automaticamente as configurações para que as manobras sejam realizadas com uma segurança maior.

PUBLICIDADE

Um dispositivo originalmente desenvolvido para uso militar - laser line striper - foi adaptado para classificar as condições de um terreno para que o sistema de cadeira de rodas possa se ajustar. "Sou inspirado na ideia de aplicar a tecnologia originalmente para campos de batalha para melhor a qualidade de vida do cotidiano de soldados feridos e outros", diz Emmanuel Collins, diretor do centro de sistemas inteligentes, controles e robótica da universidade.

O método já havia sido desenvolvido para detecção automática do terreno por veículos militares robotizados, e vários automóveis com tração quatro rodas já estão no mercado com esta tecnologia. O pesquisador então pensou que a mesma ideia poderia ser aplicada a cadeiras de rodas elétricas, proporcionando mobilidade e independência a deficientes. De acordo com a equipe, a tecnologia poderá auxiliar cadeirantes dentro de cinco anos.

Stumbling block?

Wheelchairs can detect dangerous terrain and adjust force

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.