root
28 de julho de 2010 | 23h02
Pegajoso animal do mar já havia auxiliado pesquisadores antes no desenvolvimento de um potente analgésico que deveria ser injetado na medula espinhal.
Não é ciência maluca. Pesquisadores da Universidade Queensland, na Austrália, realmente desenvolveram uma nova versão de um medicamento a partir da saliva de caracóis do mar. Para os que torcem o nariz só de escutar, vai o consolo: o forte analgésico – tão eficaz quanto a morfina – poderia ser administrado em forma de pílulas, aliviando a dor de muita gente.
Em artigo publicado na Chemical & Engineering News, os pesquisadores afirmam que a saliva dos caracóis contém substâncias químicas que ajudam estas lentas criaturas a capturarem presas. Antes, o potencial deste cuspe venenoso dependeria da injeção das drogas diretamente na medula espinhal das pessoas, o que limitava o seu uso.
Agora, a equipe desenvolveu uma maneira de fazer com que as substâncias analgésicas presentes na saliva dos pegajosos animais sejam administradas oralmente. Além de aliviar a dor, não oferece risco de causar dependência química, como é o caso da morfina.
Veja também:
– Além de analgésico potente, morfina pode inibir crescimento do tumor
– Veneno forte pode também atuar como remédio para leucemia
– Pesquisadores usam escorpião brasileiro para entender pancreatite
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.