Foto do(a) blog

Imagine só!

TAPETES VOADORES

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/aqXA55xVrqw" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

PUBLICIDADE

Por Herton Escobar
Atualização:

Imagine se, para se alimentar, você pudesse simplesmente abrir a boca e sair andando por aí, contra o vento, engolindo moscas, mosquitos e outros pequenos insetos voadores que eventualmente passassem pela sua frente  ... Sei que parece nojento, mas não há como negar que seria prático, não é mesmo?

PUBLICIDADE

É basicamente isso que essas raias manta estão fazendo no vídeo acima, que gravei durante o meu primeiro mergulho na Indonésia, numa ilha chamada Nusa Penida, a sudeste de Bali. Brincadeiras à parte, são animais magníficos, e enormes, que podem passar facilmente dos 2 metros de envergadura.

E que, apesar do tamanho, são extremamente dóceis e absolutamente inofensivos. E que, assim como muitos outros grandes animais marinhos, são organismos filtradores, que se alimentam de plâncton. O mesmo ocorre com o tubarão-baleia (o maior peixe dos oceanos) e algumas espécies de baleias. Um mergulhador mal informado poderia ficar assustado e pensar que esses gigantes precisam de grandes presas para se manterem vivos, mas não ... Precisam, sim, comer em grandes quantidades, mas grandes quantidades de coisas muito pequenas. Não de seres humanos.

No passado já existiram animais gigantescos que eram predadores ferozes, carnívoros e cheios de dentes, tanto na terra quanto no mar. Mas hoje em dia, não. Os elefantes se alimentam de plantas e as baleias, de plâncton ou krill (pequeninos crustáceos nadadores, parecidos com camarões) ou, no máximo, de pequenos peixes em cardumes.

Claro que você tem ainda os tigres e as orcas e os tubarões-brancos, mas chega um certo tamanho que não dá mais para ficar correndo atrás de comida todos os dias ... Muito mais fácil é abrir a boca e sair nadando por aí, filtrando água, ou simplesmente abocanhar um montão de petiscos de uma vez só, para formar uma grande refeição. Engolir uma tonelada de camarõezinhos é muito mais fácil do que correr atrás de uma foca. E não precisa nem mastigar!

Publicidade

No caso dos filtradores, como as mantas, a água passa por dentro da boca e o plâncton fica preso nas guelrras, para ser engolido depois. No vídeo dá para ver como elas nadam calmamente contra a correnteza, batendos suas "asas" como se fossem tapetes voadores ... lindas! (a visibilidade no local é baixa justamente por causa de quantidade de plâncton na água, que dificulta o foco da câmera)

Curiosamente, há um animal terrestre que também é um filtrador: o flamingo, que eu conheci em Bonaire, antes de vir para cá. É por isso que ele tem aquele pescoção comprido, que usa para enfiar a cabeça na água, de cabeça para baixo. Ele está filtrando água, que passa por uma membrana dentro de seu bico, que captura pequenos invertebrados e outras criaturinhas apetitosas (para um flamingo). Não tem dentes nem estômago para mastigar nada. Só filtra. É a única ave no mundo que faz isso ... E se isso não é informação demais espremida num único parágrafo, me avisem que tento espremer um pouco mais.

Abraços a todos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.