Foto do(a) blog

Imagine só!

Cientistas de Harvard apresentam sua 'mosca-robô'

PUBLICIDADE

Por Herton Escobar
Atualização:

FOTO: Moscas-robôs ao lado de uma moeda de 1 centavo de dólar. [Image courtesy of Kevin Ma, Pakpong Chirarattananon]

PUBLICIDADE

Os insetos estão com tudo esta semana no mundo da tecnologia.

Se ontem a Nature anunciou o desenvolvimento de uma microcâmera digital inspirada nos olhos compostos de moscas e formigas (post abaixo), hoje a Science anuncia o desenvolvimento de um robô não muito maior do que uma mosca e que voa como uma mosca de verdade. Imagine só!

Nós inventamos o avião, o helicóptero e um monte de outras máquinas voadoras, capazes de carregar muitas toneladas de carga e voar enormes distâncias. Mas em termos de agilidade no ar, nenhuma delas se compara ao que faz uma mosca, uma libélula e outros insetos voadores. A capacidade que eles têm de mudar de direção, ângulo e velocidade no ar é incomparável.

O robozinho, desenvolvido por três pesquisadores da Universidade Harvard, é um feito incrível de engenharia. Pesa apenas 80 miligramas e bate as asas de maneira semelhante à de uma mosca. O objetivo dos pesquisadores, segundo o trabalho, é mimetizar tecnologicamente a eficiência de voo dos insetos ... Nenhuma menção a aplicações militares, mas imagino que o Pentágono deva estar de olho nisso. Imagine esse robozinho voador da Science equipado com um olho composto de mosca do tipo apresentado ontem na Nature ... espionagem inspirada na natureza.

Publicidade

Clique aqui para ver um vídeo da "mosca-robô" em ação.

Terroristas, preparem seus mata-moscas.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.