PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Imagine só!

Concurso BioArte anuncia vencedores

Imagens científicas mostram peixes transparentes, células tumorais e outras estruturas biológicas em detalhe

Por Herton Escobar
Atualização:
 Foto: Estadão

A Federação Americana de Sociedades de Biologia Experimental (FASEB) divulgou os vencedores do concurso BioArte 2014, com fotos, ilustrações e vídeos relacionados a projetos de pesquisa biológica.

PUBLICIDADE

Esta acima é de um peixe cujos tecidos moles foram tornados transparentes para estudos de biomecânica e biomimetismo num laboratório de Seattle (biomimetismo é a ciência que se inspira em organismos vivos para o desenvolvimento de novos materiais e novas tecnologias). Os ossos aparecem tingidos de vermelho e a cartilagem, de azul.

Já o que você vê abaixo, numa imagem de microscopia, são células de defesa do organismo chamadas macrófagos (em verde) atacando esporos de um fungo chamado Cryptoccocus neoformans (em azul), que pode causar infecções graves em pessoas com o sistema imunológico debilitado. Não é uma ilustração, é uma foto de verdade! (apenas colorida artificialmente, para melhor visualização)

Para ver mais imagens vencedoras e suas descrições, clique aqui: http://goo.gl/3GpMu2

Notícia via Science Sifter: http://news.sciencemag.org/sifter

Publicidade

Para ver imagens semelhantes feitas por cientistas brasileiros, clique aqui: Paisagismo ou células tutorais? A arte de fazer ciência pelo microscópio

 Foto: Estadão

 

...

Gostou? Compartilhe! Siga o blog no Twitter: @hertonescobar; Facebook: http://goo.gl/3wio5m e no Instagram: @hertonescobar

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.