Foto do(a) blog

Imagine só!

DE VOLTA AO ESPAÇO

PUBLICIDADE

Por Herton Escobar
Atualização:
 Foto: Estadão

.

Do fundo do mar para o vácuo do espaço, aqui vai mais uma pintura maravilhosa do Universo, capturada pelas lentes do nosso bom e velho amigo, o Telescópio Espacial Hubble ...

PUBLICIDADE

Ela mostra em superdetalhe um pedaço da galáxia Centaurus A, que está a míseros 11 milhões de anos-luz da nossa própria galáxia, a Via Láctea. Isso significa (como não me canso de explicar, nem de me impressionar) que você precisaria viajar 11 milhões de anos à velocidade da luz para chegar até ela. E, acredite se quiser, isso é "logo ali" em termos de distâncias no Universo.

A imagem inclui comprimentos de onda do especto visível (que é o que você enxergaria com seus próprios olhos), ultravioleta e infra-vermelho próximo (que permitem enxergar a luz de estrelas que estão "mais fundo" no disco da galáxia, por trás de todo esse gás). Uma beleza.

O formato dessa galáxia é um tanto fora dos padrões ... Os astrônomos acreditam que ela "nasceu" da colisão de uma galáxia elíptica com uma galáxia espiral, que se fundiram em uma. No meio, formou-se um gigantesco buraco-negro, com cerca de 100 milhões de massas solares (ou seja, 100 milhões de sóis espremidos num espaço tão pequeno, mas tão pequeno, que a força da gravidade se torna tão poderosa em volta dele que nem a luz tem forças para escapar). Você não enxerga o buraco-negro no centro da imagem porque ... bem, como acabei de dizer ... ele não emite luz! Portanto, não há o que enxergar. Mas ele está lá, sim, escondido num buraco escuro no meio de toda aquela luz, produzida pelas estrelas ao redor, que não foram sugadas para dentro dele. Ainda ... pelo menos.

(A Via-Láctea também tem um buraco desses no meio, só para você saber.)

Publicidade

Imagine só!

Abraços a todos.

Abaixo, uma foto da galáxia inteira, produzida em 2000 pelo European Southern Observatory (ESO).

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.