PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Imagine só!

Nicolelis e o show da Copa

Hoje começa a Copa do Mundo. E um dos chutes mais aguardados do dia não é o que dará início à partida entre Brasil e Croácia, mas o que colocará em campo, enfim, a tão aguardada demonstração do projeto Andar de Novo, do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.

Por Herton Escobar
Atualização:

Se tudo correr conforme o planejado, um jovem adulto, brasileiro e paraplégico, deverá caminhar pelo gramado da Arena Corinthians e chutar uma bola de futebol, vestindo uma veste robótica (exoesqueleto) controlada pelo cérebro. As chances de algo dar errado são pequenas. Segundo o projeto, tudo já foi testado, e tudo funciona perfeitamente.

REUTERS  Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Será, certamente, um dos momentos mais triunfais da carreira de Miguel Nicolelis, o sempre audacioso, ambicioso e polêmico cientista brasileiro, que costuma comparar seu projeto a nada menos do que uma "caminhada na Lua" para a ciência nacional. A demonstração será observada com enorme atenção pelo público e também pela comunidade científica nacional e internacional, que precisará aguardar a publicação do dados científicos antes de bater palmas em definitivo para o feito.

Veja vídeo divulgado nesta tarde pelo projeto, no Facebook: http://migre.me/jMP9i

//www.facebook.com/video/embed?video_id=815027618507886"" frameborder=""0?" width=""100%?" height=""620?">

No aquecimento para o evento, copio abaixo as reportagens sobre o projeto, publicadas pelo Estado no dia 1 de junho, com algumas imagens e vídeos relacionados:

Publicidade

1) Exoesqueleto de Nicolelis está pronto para a Copa do Mundo: Faz uma apresentação geral do projeto, das expectativas e dos questionamentos levantados por parte da comunidade científica com relação a ele.

2) Projeto é um entre vários que criaram próteses inteligentes: Apresenta outras tecnologias que estão sendo desenvolvidas ao redor do mundo para devolver a capacidade de locomoção a pacientes paraplégicos. Entre elas, por exemplo, os exoesqueletos das empresas Ekso Bionics e da Argo Medical Technologies (ReWalk), que não utilizam controle cerebral e já estão disponíveis comercialmente (vídeos abaixo).

4) Cientista mudou estratégia e optou por técnica não invasiva, mais segura: Explica as diferenças entre a técnica invasiva de implantes corticais (que sempre foi a base das pesquisas de Nicolelis na Universidade Duke) e a técnica não invasiva de EEG (que ele adotou para o projeto da Copa).

5) Nicolelis, o fenômeno da ciência brasileira: Um perfil do prof. Nicolelis, um fanático por futebol e pioneiro da ciência mundial, que se tornou o cientista mais famoso do Brasil.

6) Os devotos da ciência: Artigo do sociólogo André Ricardo de Souza, da UFSCar, sobre o simbolismo quase religioso do ato de fazer um paraplégico levantar da cadeira de rodas e voltar a andar.

Publicidade

Outras dicas de leitura:

PUBLICIDADE

  • Texto da Finep sobre o projeto, "Gol da Ciência Brasileira": http://migre.me/jMPZv
  • Artigo publicado na revista Piauí, O voo de Nicolelis, que faz uma comparação entre o neurocientista e seu grande ídolo brasileiro, Alberto Santos Dumont: http://migre.me/jMDHc
  • Entrevistas do Prof. Nicolelis à revista Science: http://migre.me/jMD7S
  • Edição da revista Science Translational Medicine de 6 de novembro de 2013, que traz uma série de trabalhos científicos (incluindo um do prof. Nicolelis) e artigos sobre o campo das pesquisas com interface cérebro-máquina: http://migre.me/jMCZW

*Post atualizado às 21h25

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.