Foto do(a) blog

Imagine só!

UM ACORDO PARA FAZER UM ACORDO ... UM DIA, TALVEZ, QUEM SABE

EXTRA, EXTRA! Notícias quentinhas da arena diplomática do aquecimento global: China e Índia anunciaram hoje que aceitam fazer parte do Acordo de Copenhague - uma lista genérica (mas bem genérica mesmo!) de compromissos internacionais relacionados ao problema das mudanças climáticas, apresentada ao final da famigerada cúpula de Copenhague, em dezembro.

PUBLICIDADE

Por Herton Escobar
Atualização:

DETALHE: O tal Acordo saiu de uma reunião entre China, Índia, Brasil e África do Sul, com participação especial dos Estados Unidos, nos momentos finais da conferência. Ou seja: China e Índia demoraram três meses para assinar o acordo que eles mesmos escreveram. Viva!

PUBLICIDADE

O fracasso gritante da cúpula de Copenhague continua a fazer estragos. Ainda estamos a nove meses da próxima conferência (a COP 16, em Cancún) e já tem diplomatas dizendo que "pode tirar o cavalinho da chuva que  esse ano também não vai rolar acordo" .... não exatamente com essas palavras, mas é exatamente isso que eles querem dizer.

Tal pessimismo é plenamente justificado pelo histórico recente das angustiantes e decepcionantes negociações diplomáticas sobre esse assunto. O fracasso de Copenhague foi muito pior do que um banho de água fria. Foi um verdadeiro tiro no peito! A esperança é a última que morre, mas ela está na UTI, e seu estado de saúde é crítico.

Só não morreu de vez ainda porque inventaram esse ventilador chamado Acordo de Copenhague. Nele, os países reconhecem que a mudança climática é um problema grave, que o aquecimento global não deve ultrapassar 2 graus Celsius, que é preciso reduzir o desmatamento, que os países pobres precisam receber ajuda dos países ricos e outras coisas desse tipo. Mas é só. Metas concretas de redução de emissões de gases do efeito estufa? Nada disso.

É como sair de uma conferência de combate à fome dizendo que a fome é um problema sério e que é preciso fazer algo para reduzir o número de pessoas famintas no mundo. Fantástico! Mas quanto cada um vai doar de comida? Quanto cada um vai reduzir seus subsídios agrícolas? Ninguém sabe. Em resumo: o Acordo reforça uma série de princípios importantes, mas não diz nada sobre como colocar esses princípios em prática. Isso, em tese, fica para a cúpula de Cancún, ou para a próxima cúpula de 2011, ou quem sabe a de 2012, 2013, 2014 ...

Publicidade

O texto tem um ponto positivo, que é estipular um valor mínimo de ajuda financeira emergencial para que os países em desenvolvimento consigam lidar com os efeitos mais imediatos das mudanças climáticas: US$ 100 bilhões por ano até 2020. E também reconhece o REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) como um mecanismo essencial de combate ao aquecimento global.

De novo: Fantástico! Mas atenção: o Acordo não tem força de lei! Na verdade, nem chegou a ser adotado como um documento oficial da Convenção do Clima. É só um abaixo-assinado de boas intenções.

É melhor do que nada, claro. Mas é quase nada.

Abraços a todos.

Para ler o Acordo de Copenhague, clique aqui.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.