PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Imagine só!

VIVA O AQUECIMENTO GLOBAL!

Por Herton Escobar
Atualização:

Por que devemos nos esforçar para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas provocadas por ele (mesmo diante de uma probabilidade ínfima de que o problema não exista ou não seja tão grave quanto parece)?

PUBLICIDADE

Esse cartoon aí em cima responde tudo, na minha opinião....

Nosso planeta e nossa espécie só têm a ganhar com isso! Vejamos as soluções necessárias:

-- Reduzir a destruição das florestas tropicais. Ótimo! -- Substituir combustíveis fósseis (petróleo e carvão) por fontes de energia renováveis e limpas, como eólica, solar e biocombustíveis, que não só não emitem CO2 (ou muito menos) como uma série de outros poluentes e resíduos tóxicos. Sensacional! -- Melhorar a qualidade de vida nas cidades, com menos poluição, menos trânsito e mais transporte público de qualidade. Espetacular! -- Tornar a agropecuária mais produtiva, com mais alimento produzido em menos espaço. Só se for agora! -- Tornar os processos industriais mais eficientes e reduzir o desperdício de energia de uma forma geral. Já não era sem tempo! -- Acabar com essa paranoia de todo mundo achar que merece um padrão de vida igual ao dos americanos, com um carro gigante na porta de casa e uma garagem entulhada de bugigangas inúteis, alimentada pelo consumismo desenfreado. Chega né!

É uma pena que seja necessário o medo de uma catástrofe global para induzir essas ações, mas enfim ... Se a gente conseguir mesmo afastar a ameaça das mudanças climáticas, o aquecimento global pode ter sido a melhor coisa que já aconteceu a esse planeta.

Publicidade

abraços a todos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.