Arquivo histórico da Sociedade Real Britânica é publicado na internet

Benjamin Franklin publicou seus resultados sobre o famoso experimento da pipa que comprovou que os raios são eletricidade em 1752 na revista Philosophical Transactions da Sociedade Real Britânica. Isaac Newton publicou o primeiro trabalho científico de sua carreira por lá também, em 1672. Além deles, muitos nomes como Charles Darwin e Galileu Galilei, que construíram a Ciência como a conhecemos hoje, também tiveram seus trabalhos publicados por lá.

PUBLICIDADE

Por Giovanna Montemurro
Atualização:

A Philosophical Transactions surgiu em 1665 e talvez possa ser considerada a primeira revista científica nos moldes modernos - e ela agora tem seu arquivo publicado na internet na íntegra, de graça. Ao todo, são 60 mil pesquisas científicas que podem ser encontradas através de uma ferramenta de busca e visualizadas em pdf.

PUBLICIDADE

Além dos papers já mencionados, o leitor pode navegar por trabalhos curiosos, como uma das primeiras tentativas de gelar bebidas sem a "ajuda de gelo ou vento" (1665) ou uma transfusão de sangue canina (1666).

Em julho, o programador Greg Maxwell disponibilizou para download 19 mil artigos da publicação no PirateBay, todos publicados antes de 1923, e está sendo investigado judicialmente. Segundo o site da Sociedade Real, a essa ação "significa que os artigos que Maxwell disponibilizou são agora gratuitos para todos."

Você pode conhecer mais do arquivo público da Sociedade Real aqui

Veja também:Manuscritos do Mar Morto são publicados na internet para consulta públicaIsso é grego para você?Janelas para o passado 

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.