Kit com spray promete acabar com as cicatrizes

PUBLICIDADE

Por Giovanna Montemurro
Atualização:

Quer perder a marca de uma cicatriz - ou ao menos melhorar a aparência feia que ficou? Um novo produto promete resolver esse problema para você. O Kit ReCell foi desenvolvido para tratar queimaduras, feridas, hiper ou hipo-pigmentação (o popular albinismo). Segundo a empresa responsável, a estrangeira Avita Medical, a pele fica como se nunca tivesse sido danificada, especialmente em pessoas mais jovens.

PUBLICIDADE

Funciona assim: o produto colhe os queratinócitos e os melanócitos do paciente - que são os blocos de construção das células da pele - e os coloca em uma solução que permite a multiplicação. Uma área de cerca de 80 vezes maior que a amostra original pode ser produzida em menos de meia hora. Depois disso, as novas células são pulverizadas pelo spray sobre a queimadura, onde irão se multiplicar ainda mais. Diferente de outros tratamentos, não há qualquer risco de rejeição ou doença, já que as células são do próprio paciente.

O kit já foi aprovado para comercialização na Europa, Austrália e Canadá, mas está ainda em fase de experimentos clínicos nos Estados Unidos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.