Música para acordar astronautas

Giovanna Montemurro

29 de março de 2011 | 14h00

Como na última missão do Discovery, a Nasa abriu nesta terça-feira, 29, para voto popular a escolha das músicas que irão acordar os astronautas durante a última viagem do Endeavour, que parte no dia 19 de abril. A canção matinal dos seis astronautas poderá ser escolhida entre as dez composições originais finalistas (escolhidas entre 1.350 músicas de 63 países), que podem ser ouvidas no site. O público também pode conferir detalhes do que inspirou os compositores de cada uma das músicas.

Desde o Projeto Apollo, o uso de músicas para acordar os astronautas em missões espaciais é uma tradição. Inicialmente escolhidas por parentes e colegas que permaneceram em Terra, a seleção para a última missão do Discovery foi a primeira aberta para voto popular.

Ao longo das missões tripuladas da Nasa, já foram usadas músicas como “We’ve Only Just Begun“, dos Carpenters, “Bohemian Rhapsody“, do Queen e “Shiny Happy People“, do R.E.M. Além de todas essas diversas missões já acordaram em seu último dia no espaço ao som de “Going Back to Houston”, de Dean Martin.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: