Foto do(a) blog

Notícias e bastidores da Astronomia

Nem eclipse, nem cometa

Cuidado para não se frustrar com o eclipse penumbral de hoje à noite

PUBLICIDADE

Por Gustavo Rojas
Atualização:

O Telescópio está de volta! Depois de uma longa pausa de verão, volto a escrever sobre o Universo e tudo mais.

PUBLICIDADE

Um dos assuntos mais compartilhados nos últimos dias nas redes sociais é o eclipse lunar penumbral que acontece na noite de hoje, 10 de fevereiro.

Eu sou fã de eclipses lunares, mas é difícil de ficar empolgado com o evento desta noite. Ao contrário dos eclipses totais, onde pode-se acompanhar nitidamente a sombra da Terra encobrindo a Lua, num eclipse penumbral o efeito é quase imperceptível visualmente.

Um eclipse penumbral ocorre quando a Lua passa pela região mais externa do cone da sombra que a Terra projeta no espaço, a penumbra. Nessa região, apenas uma parte do disco solar está oculta pela Terra, o que faz com que os raios solares ainda incidam sobre a superfície lunar, que permanece iluminada e brilhante. A animação abaixo, feita por Larry Koehn, mostra de maneira acelerada o que acontecerá no céu esta noite.

No episódio desta semana falo sobre a constelação de Cassiopeia, pouco conhecida dos brasileiros mas que guarda alguns interessantes objetos astronômicos. Confira todos os 325 episódios da série neste link.

Publicidade

Semana que vem volto com mais novidades sobre o Universo. Até lá e céus limpos a todos!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.