Achado fóssil de monstro marinho que poderia engolir um carro

Por ALISTER DOYLE

Pesquisadores disseram na quarta-feira que um "monstro marinho" de 15 metros, achado fossilizado no Ártico norueguês, é o maior já descoberto, e que sua boca com dentes afiados seria capaz de engolir um carro pequeno. Esse pliossauro, que viveu há 150 milhões de anos (foi contemporâneo dos dinossauros), é cerca de 5 metros mais comprido do que o maior tipo até agora conhecido, achado na Austrália. "É uma nova espécie, e o maior pliossauro já comprovado", disse Joern Hurum, paleontólogo do Museu de História Natural de Oslo, responsável pela expedição que escavou o fóssil no arquipélago de Svalbard, a 1.300 quilômetros do Pólo Norte. "Um carro pequeno poderia caber dentro da sua boca", disse ele à Reuters, acrescentando que só a mandíbula inferior mede cerca de três metros. O fóssil está guardado num porão. O museu informou que os pliossauros eram os principais predadores marinhos do Jurássico, caçando antecessores de lulas e peixes, além de outros répteis marinhos. Mas um outro tipo de réptil marinho, o ictiossauro, era maior, atingindo até 23 metros. "O pliossauro não é o maior monstro marinho, mas é provavelmente o mais feroz", disse hurum, acrescentando que o fóssil tem dentes afiados, do tamanho de um pepino cada um. Estimativas anteriores davam ao pliossauro norueguês, popularmente conhecido como "O Monstro", 12 metros de comprimento, o que o colocava mais ou menos no mesmo tamanho do cronossauro australiano. A descoberta no Ártico "demonstra que esses animais gigantes habitavam os mares do norte do nosso planeta durante a era dos dinossauros", afirmou Patrick Druckenmiller, do Museu da Universidade do Alasca, que participou da expedição. O museu norueguês disse que pretende enviar outra expedição em meados do ano para escavar o crânio e esqueleto de outro pliossauro gigante recentemente achado perto do "Monstro".