Agência espacial detecta primeiro terremoto em Marte

Desde dezembro cientistas tentavam detectar tremores no planeta vermelho

PUBLICIDADE

Por AFP
Atualização:

PARIS - Um sismógrafo implantado em Marte registrou o primeiro tremor no planeta vermelho, segundo anunciou nesta terça-feira, 23, a agência espacial francesa CNES. A atividade foi detectada no dia 6 de abril. 

"É formidável finalmente ter um sinal de que ainda há uma atividade sísmica em Marte", disse Philippe Lognonné, pesquisador do Instituto de Física da Terra, em Paris.

Primeiro tremor é detectado em Marte Foto: REUTERS/J. Bell (Cornell U.) and M. Wolff (SSI)/NASA/File Photo

PUBLICIDADE

"Estávamos esperando há meses para o nosso primeiro terremoto marciano", disseo "pai" do sismógrafo francês SEIS (Experimento Sísmico para a Estrutura Interior, em tradução livre), depositado em 19 de dezembro do ano passado em Marte pela sonda automática InSight, que chegou ao planeta vermelho em 26 de novembro.

O objetivo é, através do registro de terremotos, lançar luz sobre a história da formação de Marte que ocorreu bilhões de anos atrás.

No entanto, Bruce Banerdt, cientista-chefe da missão dentro da Nasa, diz que o registro do primeiro tremor ainda é muito fraco para fornecer dados úteis sobre o interior do planeta. De acordo com os cientistas, ainda é necessário confirmar se o terremoto ocorreu dentro do planeta ou se foi consequência do vento ou de outras fontes de ruído.

Três outros sinais, ainda mais fracos que o de 6 de abril, foram detectados nos últimos dois meses

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.