Agente químico pode bloquear efeito psicotrópico da maconha

Pesquisadores da Califórnia detectaram agente que pode anular efeito psicotrópico.

Da BBC Brasil, BBC

28 de abril de 2008 | 15h20

Um estudo realizado em ratos sugere que um agente químico usado em inseticidas pode bloquear o efeito psicotrópico da maconha sem interferir nos seus benefícios medicinais. Segundo os cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o THC (tetrahidrocanabinol) - ingrediente ativo da maconha - estimula proteínas no cérebro que atuam nos receptores canabinóides.Quando ativadas, essas substâncias produzem o efeito medicinal da droga, como alívio da dor, mas também seus efeitos psicológicos. De acordo com a pesquisa, o organofosfato (substância química usada em pesticidas), quando combinado com o THC, suprime os efeitos psicotrópicos da maconha, sem interferir no efeito medicinal proporcionado pelo uso da droga.CautelaA combinação foi testada com sucesso em ratos, e os resultados da pesquisa foram publicados na edição desta semana da revista científica Nature Chemical Biology.Segundo o estudo, os resultados abrem caminhos para novas pesquisas que poderão ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos que possam atuar no bloqueio dos agentes psicotrópicos da maconha.Os cientistas, no entanto, são cautelosos sobre o avanço das pesquisa."Se você começa (a pesquisa) com algo derivado de um pesticida, você precisa ter um cuidado especial", disse ao site da revista científica New Scientist o toxicologista John Casida, que liderou a pesquisa.O estudo foi realizado na Universidade da Califórnia, um dos primeiros Estados americanos a legalizar o uso da maconha em tratamentos médicos.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.