Água em Marte é salgada, diz estudo

Segundo pesquisadores, há indícios de que água salgada seja comum em todo o planeta

Efe,

18 de março de 2009 | 16h07

Cientistas americanos disseram nesta quarta-feira, 18, que a água em forma líquida descoberta junto à sonda espacial Phoenix, em Marte, é salgada e poderia estar presentes em outros lugares do planeta.

 

Veja também:

link Detecção de metano aumenta chance de haver vida em Marte

 

"Há muitas provas que mostram que a água salgada pode ser comum em Marte", disse Nilton Renno, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas, Oceânicas e Espaciais da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

 

Renno, que integra o grupo de cientistas encarregado das operações da Phoenix, ressaltou que esta é a primeira vez que foi detectada e fotografada água líquida fora da Terra.

 

"A água líquida é um ingrediente essencial para a vida. Esta descoberta tem implicações importantes para muitas áreas, incluindo a possibilidade de haver vida em Marte", disse.

 

Até o momento, os cientistas achavam que a água existia no planeta apenas em forma de gelo ou vapor, devido às condições de temperatura e pressão.

 

O estudo revelou que foram feitas fotos que mostram gotas de orvalho em uma parte da estrutura da sonda.

 

A "Phoenix" chegou a Marte em maio de 2008 e transmitiu dados à Terra até o início de novembro. Os cientistas, no entanto, seguem analisando as informações.

Tudo o que sabemos sobre:
Marteágua

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.