Alcoólatras são mais impulsivos, indica estudo

Pesquisa sugere que dependentes têm propensão natural à impulsividade.

BBC Brasil, BBC

26 de dezembro de 2007 | 19h15

Um estudo realizado por pesquisadores americanos comparou a atividade cerebral de viciados em álcool e pessoas sem histórico do vício e sugere que os alcólatras podem ser naturalmente mais impulsivos do que outras pessoas.Os pesquisadores, da Universidade de North Carolina at Chapel Hill, observaram a atividade cerebral de 19 voluntários - nove alcoólatras em abstinência e 10 não viciados - por meio de um exame de ressonância magnética funcional.Durante o exame, os cientistas pediram aos voluntários para decidirem se preferiam receber uma quantia menor de dinheiro imediatamente ou esperar para receber um valor maior dentro de um mês.Os resultados apontam que o grupo dos alcoólatras escolheu receber a quantia menor imediatamente, com três vezes mais freqüência do que os não viciados, o que sugere um comportamento impulsivo.Enquanto as decisões eram tomadas, a ressonância revelou uma atividade menor nas regiões do cérebro associadas ao ato de tomar decisões, como a região orbital do córtex frontal.Para Charlotte Boettiger, que liderou o estudo, a descoberta pode apontar para uma "diferença cognitiva" nos viciados e abrir caminho para novos tratamentos para o alcoolismo. "Talvez o cérebro dos viciados não processe as conseqüências de suas decisões a longo prazo", diz a pesquisadora.GenéticaAlém da atividade cerebral, o estudo publicado na revista científica Journal of Neuroscience descobriu ainda que a ação de um tipo do gene COMT, responsável pela neurotransmissão da dopamina para o cérebro, pode estar relacionada com as decisões impulsivas.O tipo de gene descoberto pelos cientistas provoca uma redução no nível de dopamina no cérebro. Segundo os cientistas, aumentar o nível de dopamina pode ser um tratamento eficaz para o alcoolismo. Pacientes de outras doenças, como o mal de Parkinson e o mal de Alzheimer, também apresentam nível baixo de dopamina, e são tratados com medicamentos que impulsionam os níveis da substância no cérebro. Para Boettiger, o estudo é um passo importante para o desenvolvimento de novos tratamentos. "Ainda temos muito para aprender", afirmou. "Mas as informações oferecem um passo à frente para identificar as categorias dos alcoólatras, o que pode ajudar a fazer tratamentos sob medida e ainda oferecer intervenção para pacientes em riscos de desenvolver o vício."BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.