Alto nível de proteína C reativa aumenta risco de doença cardíaca

Por Agencia Estado

Medir a quantidade de proteína C reativa no sangue pode ser um exame mais eficiente do que dosar o colesterol para detectar risco de doenças do coração. É o que indica um estudo com quase 28 mil mulheres americanas, publicado na edição desta semana do jornal médico The New England Journal of Medicine. Outros estudos já tinham identificado a relação da proteína C reativa com doença cardíaca, mas é a primeira vez que uma pesquisa envolve tantas pessoas - 27.939 mulheres saudáveis com 45 anos ou mais. Na primeira fase do estudo, todas passaram por dosagem de colesterol LDL (o mau colesterol) e proteína C reativa. Oito anos depois, os pesquisadores analisaram os registros médicos dessas mulheres a procura de enfartes, derrames e procedimentos para desobstruir artérias entupidas. Os cientistas descobriram que mulheres com níveis elevados de proteína C reativa - mesmo com colesterol normal - tinham maior risco de sofrer enfarte ou derrame. Quanto mais alto o nível da proteína, maior o risco. Nos casos em que a proteína e o colesterol eram altos, o risco de doença cardiovascular era ainda maior. "Se somamos dois marcadores, temos mais chance de prever o risco", disse Paul Ridker, principal autor do estudo e professor da Universidade de Harvard. "Temos de ir além da dosagem do colesterol se queremos prevenir as doenças cardiovasculares."