Após 5 adiamentos, Endeavour decola para a Estação Espacial

Astronautas vão instalar o último segmento do laboratório orbital Kibo, construído pelo Japão

Carlos Orsi, do estadao.com.br,

15 de julho de 2009 | 19h08

A Nasa lançou nesta quarta-feira o ônibus espacial Endeavour, depois de uma sequência de cinco adiamentos, provocados inicialmente por por vazamentos de combustível e, quando esse problema foi resolvido, pelo mau tempo.

 

No início da noite as condições meteorológicas em Cabo Canaveral, na Flórida, finalmente decidiram cooperar e a nave, com sete astronautas a bordo, partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS), levando a bordo o último segmento do laboratório orbital Kibo (“Esperança”) construído pelo Japão.

 

Os astronautas da missão farão cinco caminhadas espaciais, sendo a primeira deles dedicada, exatamente, a completar a instalação do Kibo, que contará com um guindaste robotizado próprio para conduzir experimentos científicos no vácuo.

 

Com o voo do Endeavour, a Nasa conta agora com mais sete decolagens programadas de ônibus espaciais antes que a frota dessas naves seja aposentada, o que está previsto para ocorrer em 2010. A última missão está marcada para setembro do ano que vem, com o ônibus espacial Discovery. 

 

Os ônibus espaciais são necessários para completar a construção da ISS.

 

A Nasa prepara uma nova geração de naves para levar astronautas ao espaço, as cápsulas Órion, que serão lançadas a partir de um no vo tipo de foguete, o Ares. Essas novas tecnologias, no entanto, ainda estão em fase de testes e só deverão entrar em uso pleno a partir de 2015.

Tudo o que sabemos sobre:
endeavourórionissnasaareskibo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.