Argentinos descobrem nova espécie de dinossauro

Cientistas anunciam nova espécie carnívora que viveu na Patagônia, no sul do país

Da BBC Brasil, BBC

05 de junho de 2008 | 16h06

Cientistas argentinos anunciaram nesta semana ter descoberto uma nova espécie de dinossauro a partir de um fóssil encontrado há anos na região da Patagônia, no sul da Argentina. O animal seria carnívoro e teria entre seis e sete metros de comprimento. Em 2001, foram encontrados vértebras, pedaços da costela e uma tíbia praticamente intactos. Depois de anos de pesquisas, o grupo coordenado pelo paleontólogo Fernando Novas chegou à conclusão de que se tratava de uma nova espécie e o batizaram de Orkoraptor burkei. "Orr Korr" significa "rio dentado" no idioma indígena aoniken. "A descoberta que fizemos na Patagonia não só altera como melhora o nosso conhecimento sobre dinossauros no hemisfério sul", afirmou o cientista. "Este é um novo dinossauro não só para a Patagônia, como para o resto do mundo." Os fósseis foram encontrados a mais de 2,7 mil quilômetros de Buenos Aires.       BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.